linhas_expressao1_128111135443250-300x174Artigo publicado em 20/06/2013 no blog celebratetime.com.br

Nada melhor que começar uma contribuição dermatológica ao blog conversando sobre a preocupação mais corrente entre os que me consultam: como cuidar da pele.

Por que isso? Isso realmente é importante? Sim, claro que é! Não é porque sou dermatologista, pois é batida frase “a pele é nosso cartão de visita”, ela que nos apresenta, que transmite nossa personalidade e dirige a percepção dos outros sobre nós.

Podemos perceber que tendemos a responder positivamente a pessoas de boa aparência, sem expectativa de recompensa, e, além disso, pessoas de boa aparência tendem a escapar impunes de tudo, desde pequenos furtos até truques em testes. É tese, que existem respostas conectadas nos seres humanos que fazem com que eles respondam de forma previsível à beleza na face e na forma física.

homem-pele1-560x427-300x228

Normalmente, perseguimos um ideal, o qual, ainda que existam exceções, tende a exibir inúmeras características que persistem interculturalmente através das idades.

DIFERENÇAS LIGADAS AO GÊNERO NAS CARACTERÍSTICAS DE FACES HUMANAS ATRAENTES

Traços femininos idealizados Traços masculinos idealizados
testa larga e lisa, com nariz pequeno nariz um pouco mais largo
sobrancelhas arqueadas sobrancelhas ressaltadas, horizontal, com arco mínimo
olhos mais afastados, criando um olhar maior olhos fixos mais profundos, com um olhar fechado
ossos das bochechas proeminentes barba ou uma textura mais áspera da pele da face inferior
face inferior em formato de coração mais estreito face inferior quadrada
lábios cheios uma boca maior

Porém, vivemos numa sociedade que exalta a beleza juvenil, por isso o medo de acrescentar anos à idade e rugas no rosto é tão universal. Fatores do cotidiano, como:

  • competição do trabalho
  • divórcio ou volta ao namoro
  • intensa propaganda da mídia
  • grande disponibilidade de serviços cosméticos
  • excesso de horas extras
  • menor estigma social envolvendo procedimentos estéticos
  • explosão de tecnologias

fazem com que, com o passar dos anos, a aparência envelhecida torna-se uma queixa frequente. Existe uma discordância cognitiva quando se olha no espelho, um sentimento de infelicidade com a própria aparência, principalmente, quando ao encontro com a primeira ruga ou mancha… Assim, guardadas as devidas proporções, entramos em pânico!

         As mulheres, pelas pressões culturais, afirmam que acabam sofrendo mais com isso. É considerado aceitável, até mesmo bonito, pela sociedade alguma severidade, certas linhas de expressão frontais e uns cabelos grisalhos às fácies masculinas. Essa relatividade dos padrões de beleza entre os sexos é corroborada nas representações das produções animadas, que baseiam-se nos ideias descritos naquela tabela de cima:

             Imagens de personagens do filme Formiguinhaz (Disney®): note as linhas de expressões mais marcadas no masculino em relação ao feminino (compare também os aspectos da tabela acima). 

Picture0003-300x144

Porém, essas mesmas pressões, atualmente, também estão atingindo os homens, de forma que certos sinais do tempo e com o tempo passam da mesma forma a nos incomodar.

Mas calma, apesar de tudo isso, nos esquecemos que cada idade tem suas características, momentos e vivências, e, que em cada fase, estaremos num grau de beleza, experiência e maturidade particular para cada uma que só o tempo nos dá. Vamos aproveitar cada estágio da vida, porque depois desse virá outro e o anterior não mais voltará. Temos que tentar aparentar e sentir o melhor que podemos para nossa própria idade. Pior, o feitiço de querer ter aos 50 a mesma pele que tinha na juventude é se submeter a um tanto de procedimentos, que fará o próprio virar contra o feiticeiro e deixar como uma caricatura de si mesmo.

85075880430376328gMX5rXkuc    

      Aceitar o envelhecimento não significa não ter vaidade; é cuidar que as mudanças sejam suaves e cheguem no tempo certo. É importante incorporarmos que redefenir o significado do bonito para cada idade reflete em sentirmos ainda mais atraentes! Devemos acima de tudo nos cuidar! Muito melhor do que puxar todos os fios brancos que aparecer, esticar-se desafiando a gravidade ou perder completamente as expressões a titulo de enrugar nunca mais. Que fique claro, e vou dizer como, que sou a favor de todos os procedimentos estéticos, mas cada um tem seu limite, ok?

91594522-300x239


Conversaremos sobre os cuidados com a pele em cada fase nos próximos posts para provar essa teoria. Podemos envelhecer bonitos sim, portanto, ao espelho

 

Dr. Carlos Heil
Médico Dermatologista
CRM-SP 137440
RQE 35849