LIGHT-300x198Mais comum na barba em homens e na virilha em mulheres, a foliculite pode ser causada tanto pela irritação e inflamação causadas por alguns métodos depilatórios, como lâmina e cera, ou por uma infecção… causada por bactérias. Quando, por exemplo, se usa de forma prolongada roupas mais grossas ou tecidos sintéticos justos, a pele não consegue transpirar da forma correta e aí as bactérias se aproveitam dos pelos encravados.

COMO PREVENIR A FOLICULITE?
DEPILAR COM LÂMINA: Se o escolhido for a lâmina, o aparelho deve ser passado a favor do crescimento dos fios e o menor número de vezes possível. Quanto mais passar, maior o risco de irritação. O mesmo aparelho deverá ser utilizado no máximo duas ou três vezes, sempre higienizando-o após o uso. As mesmas orientações são válidas para os depiladores elétricos.

TANTO COM LÂMINA COMO A CERA, caso já tenha surgido a foliculite, a orientação é não esfoliar para não agredir ainda mais a pele. Cremes a base de ureia, ácido glicólico ou lactato de amônio são grandes aliados na prevenção.

Mesmo assim, pela sensibilidade ou pela anatomia do pelo, o problema pode continuar ocorrendo. Nestes casos, pode-se usar no local ácidos e substâncias com ação antibiótica e anti-inflamatória.

Por isso, aqui o ponto é quanto menos melhor: quanto mais a pele sofre agressões, maiores as chances de inflamações, por isso menos puxões, atritos e danos são a máxima na depilação. O ideal é depilar só quando necessário e com métodos mais duráveis.

Os lasers, como o de diodo, o LightSheer®, reconhecidos pela durabilidade, são perfeitos para diminuir o problema, já que não exigem depilações frequentes. Removendo os pelos, tratando a causa base e resolvendo o problema.

Esse tipo de laser pode ser aplicado em todo o corpo, incluindo buço, rosto, axilas, virilha, pernas, orelhas, glúteos pés, pescoço, seios, abdômen e costas.

O tempo da aplicação varia de acordo com o tamanho da região a ser tratada. Para axilas, por exemplo, são necessários entre 10 e 15 minutos.
Ao todo, são necessárias no mínimo cinco sessões para alcançar o resultado.
Buscar orientação médica é o primeiro passo para tratar de forma eficiente a foliculite. Somente um médico dermatologista habilitado poderá avaliar e orientar o caminho ideal do tratamento.