queda-de-cabelo1-300x207Diariamente, é normal perder 120 fios de cabelo dos aproximadamente 150.000 que tem no couro cabeludo. Por isso, não precisa entrar em desespero ao notar cabelos no …ralo do banheiro ou na escova.
No entanto, se você notou uma perda de fios no chão da casa, no travesseiro, ao passar a mão no cabelo, fios ressecados e quebradiços é preciso investigar a causa.

MOTIVOS DA QUEDA
A queda de cabelo pode estar associada a doenças ou ser consequência de maus hábitos. Conheça algumas das causas:

DIETAS MALUCAS
Cardápios muito restritos, sem carboidratos, proteínas, mineral e nutrientes necessários para manter a saúde, podem interferir negativamente no organismo e causar uma queda acentuada de cabelo. Para o fio nascer, o folículo demanda uma grande quantidade de minerais, que podem ser encontrados na alimentação. Por isso, evite fazer dietas que não forneçam esses nutrientes.

ALTERAÇÃO HORMONAL
Problemas em glândulas endócrinas como tireoide, suprarrenal e hipófise desregulam o organismo e atrapalham a chegada dos nutrientes aos folículos capilares. Além disso, a alteração hormonal que ocorre no período da menstruação também pode desencadear a queda. Nesses casos, é preciso fazer um tratamento para evitar que a doença atinja o folículo.

SECADOR E CHAPINHA
O uso excessivo de chapinha forma bolhas de ar dentro do cabelo, favorecendo a queda. Além do secador, o uso inadequado de produtos químicos também pode contribuir para a queda. O ideal é usar a chapinha ocasionalmente e, no caso do secador, manter o aparelho a 30 centímetros de distância da cabeça, na temperatura morna.

ESTRESSE
O estresse faz com que o organismo produza mais cortisol, hormônio que desacelera a divisão celular na raiz. A queda pode chegar de metade a três quartos do total de fios. O ideal é evitar o stress para que ele não afete o ciclo do cabelo.
Não deixe de consultar um dermatologista ao notar a queda. As causas precisam ser tratadas para que os fios permaneçam saudáveis.