queimadura-r71-300x198Queimaduras, amputações e morte: rojão é arriscado tanto para quem solta como para quem assiste

Cinegrafista Santiago Andrade da TV Bandeirantes morreu após ser atingido por artefato. Fogos de artifício como o que matou o cinegrafista da TV Bandeirantes Santiago Andrade podem causar graves ferimentos a quem os lança ou a quem está por perto.

A dermatologista Valéria Campos, pós-graduada em Harvard, o fator principal dos ferimentos causados por fogos de artifício é a violência com que ele atinge a vítima.

— Além de cortes e queimaduras, as vítimas podem sofrer amputações e perdas de nervos.

No caso específico do cinegrafista, a médica explica que a morte aconteceu por uma somatória de fatores.

— A combinação da distância em que o artifício foi acionado [próximo à vitima], juntamente com o tamanho do rojão e a consequente violência do impacto foram as principais causas.

O dermatologista Carlos Heil, da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), afirma que é raro uma pessoa ser atingida por fogos morrer. Segundo ele, quem solta o artefato corre mais risco.

— Os ferimentos mais comuns acontecem com as pessoas que soltam os fogos, já que estão mais próximas do artefato. Quando elas são atingidas, é comum acontecer queimaduras, cortes na pele e, em alguns casos, a amputação de dedos ou da mão.

Em caso de acidente, se a queimadura for de primeiro grau, o especialista afirma que a recomendação é lavar o ferimento com água corrente e não tocá-lo. O que pode ser feito, de acordo com ele, é cobrir o ferimento com uma gaze ou pano limpo.

— Os tratamentos caseiros não devem ser feitos. Manteiga, pasta de dente, borra de café e outras substâncias como essas podem agravar o grau do ferimento e provocar infecções.

*Colaborou: Luiz Guilherme Sanfins, do R7

 http://noticias.r7.com/saude/queimaduras-amputacoes-e-morte-rojao-e-arriscado-tanto-para-quem-solta-como-para-quem-assiste-13022014