peeling-300x200O peeling é um dos procedimentos dermatológicos mais procurados pelas mulheres que buscam uma pele jovem, sem manchas e rugas.

O procedimento tem a finalidade de remover as camadas da pele, estimulando a renovação celular. A escolha do tipo de peeling e do agente químico a ser aplicado na pele irá depender de uma análise feita pelo dermatologista.

O peeling pode ser químico ou físico.
No tratamento com peeling químico são utilizados ácidos como salicílicos, glicólico, retinoico e jessner em forma líquida ou máscara. O procedimento é indicado para pacientes com manchas, acne, cicatrizes, oleosidade excessiva na pele e rugas finas.
Para que o tratamento com peeling químico seja eficaz, após a aplicação o paciente deve evitar a exposição ao sol e aplicar um hidratante no local em que foi feita a descamação.
O número de sessões também depende da indicação do peeling. Sendo assim, podem ser necessárias de três a cinco sessões, com intervalos de quatro a seis semanas.Já no peeling físico acontece um processo de lixamento na pele para a retirada das células mortas por meio de substâncias abrasivas. A pele deve passar por uma esfoliação que pode ser manual ou através de aparelhos. Um exemplo de peeling físico é o peeling de cristal – que utiliza um aparelho de sucção com cristais de hidróxido de alumínio na ponta para retirar a camada mais superficial da pele promovendo o rejuvenescimento.Esse procedimento é indicado para todos os tipos de pele e o nível de abrasão irá depender da indicação do peeling. Em geral, as sessões variam de duas a quatro semanas.As palavras ácido ou abrasão leva-nos a insegurança, pois sabemos que são substâncias corrosivas e precisam ser aplicados com critérios. Fora isso é preciso uma boa orientação e um compromisso do cliente para com o tratamento.